topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Eventos » Sociais » Festa da matança de porco no Agrense

 

Festa da matança de porco no Agrense

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Sábado, dia 16 de março, foi noite de muitas festas nas sedes dos nossos clubes e associações tendo a nossa equipa, pela disponibilidade de tempo, apenas visitado três deles.

O primeiro a relatar pois os outros irão em crónicas separadas, foi Sport Club Angrense of Toronto, sedeado no 1195 Bloor Street West, estava celebrando uma das mais emblemáticas festas da região dos Açores, o da "Matança de Porco",  e que contou com a  participação de muita gente, mais de 150 sócios e amigos, todos para, num convívio são, reviverem uma cultura cuja memória se perde nas brumas dos séculos.

Era então nos terreiros, quintais e nas suas casas que se celebravam esta festa pois a carne dos animais abatidos iam para as salgadeiras e assim alimentava as suas populações nos meses difíceis de Inverno quando muitas das vezes as comunicações entre os povoados e ilhas ficavam cortados pelo mau tempo por semanas e, por vezes por meses.

Neste nosso clube, o Angrense, a ementa era, obviamente, totalmente dos derivados dos suínos. Eram três  suínos ao todo que naquela noite de festa estavam presentes sendo dois que foram utilizados para, já esquartejados poucas horas depois, e o outro para os sorteios. No entanto nos disseram que outros dois tinham sido utilizados para confeccionar o jantar da noite e que enchiam, pela abundância, as mesas como os bifes de fígado, fressura, morcela, linguiça, bifanas, molho de bofe, rojões, torresmos de toucinho, as saborosas feijoadas, batata doce, inhames, não esquecendo a forte e farta sopa à lavrador com carnes, batata com feijão e muitos outros petiscos cujos nomes olvidámos (por serem muitos) de fazer crescer água na boca a quem esteve presente nesta noite de culinária tradicional.

Em exposição, no salão de festas, estavam três suínos dos quais dois foram esquartejados para arrematações e um inteiro para  o bingo que não tivemos, mais uma vez, a sorte de o “levar” para casa. Fica para a próxima festa pois com um bocadinho de sorte, o porco, não nos vai escapar, e no porta-bagagem da nossa viatura o iremos levar para casa.

Houve, durante a noite, paragem das danças, para dar lugar às arrematações de peças de porco e outras ofertas de amigos e benfeitores deste popular clube lusitano de raízes da Ilha Terceira.

E foi assim que no Angrense se passou uma noite a convívio e alegria saboreando uma excelente  culinária regional açoriana, totalmente confeccionada por um grupo de senhoras directoras e voluntárias agregadas ao Angrense...

Houve para finalizar a noite, muito e  boa musica pelo DJ Zip-Zip, que ajudou, acreditem,  a digestão,  como se ousa dizer, de tanta e tão apetitosa comida.  

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007